terça-feira, 10 de abril de 2012

A Fé Ateísta

O argumento básico - pelo menos aquele com o qual mais me deparo - para não se acreditar em divindades (posicionamento defendido pelo ateísmo) reside no fato de vivermos num mundo recheado de dor, sofrimento e crueldade, aspectos que não condiziriam com a existência de um Deus amoroso e onipotente. Se esse Deus amoroso e onipotente existisse, pensam muitos ateus, ele interviria no sentido de não permitir que alguém fosse oprimido por outro alguém. Não quero aqui entrar no debate sobre o livre-arbítrio, mas faz necessário deixar uma pergunta no ar: se fosse para intervir arbitrariamente na criação, onde estaria a liberdade e o mérito na evolução? De toda forma, compartilho da ideia de que devemos extirpar do mundo qualquer relação de exploração, de opressão. E pergunto: o que você, sujeito livre, faz nesse sentido? OK, vamos parar esse parágrafo por aqui.

O presente tópico não procura discutir criação do universo, leis de ação e reação etc. O que estou propondo nesse texto é observarmos a fé ateísta no sentido do esforço que é acreditar (ou pelo menos dizer acreditar) que todo o cosmos como é concebido tenha se configurado única e exclusivamente pela força do acaso. Se for esse o caso, Acaso daria um bom nome para Deus. No fundo, me parece muito mais fácil atribuir a um ser supremo toda a confecção das maravilhas que testemunhamos, de tamanha complexidade que não damos conta de explicar - quando achamos que estamos convictos, surge outra teoria para colocar a anterior em dúvida. Então, o ateísta é, basicamente, alguém de muita fé no coração. Claro que há também aquele sujeito que "escolhe o ateísmo" meio que como forma de protesto ao fato de ver tantas incoerências nas instituições religiosas. Mas aí é uma outra discussão. Gosto de ilustrar o que penso a esse respeito com um pensamento de Huberto Rohden: "o maior cristão do século vinte foi um hindu".

Enfim, o importante mesmo é agirmos no bem. No final das contas, agir no bem estará agradando a Deus - existindo Ele ou não. Aos ateístas, deixo um recado final: que Deus conserve essa sua capacidade de ter fé. Desde que isso não atente contra seu livre-arbítrio, é claro...

Nenhum comentário:

Postar um comentário