segunda-feira, 11 de março de 2013

11.03.2013

O movimento pelos direitos animais comemora nesse dia onze de março de dois mil e treze uma conquista das mais significativas: a proibição de comercialização de cosméticos testados em animais.

Trata-se de uma decisão histórica e que a princípio se refere à União Européia, mas que certamente encontra um potencial gigantesco para chegar a todos os blocos econômicos mundiais.
(Leia também: Fim dos testes de cosméticos em animais, anuncia marca japonesa Shiseido)

A medida vem ao encontro de reivindicações que datam de mais de duas décadas, envolvendo esforços da cadeia The Body Shop e da organização Cruelty Free International.

A partir desta data, coelhos não perderão a visão para que uma criança britânica escove os dentes. A partir desta data, macacos não serão submetidos a condições severas de estresse para que um adolescente alemão passe sabonete no corpo. A partir desta data, animal nenhum será entorpecido até a morte para análise de cosméticos usados por um habitante italiano. Entre muitos outros exemplos.
(Leia também: Teste em animais)

É evidente que estamos diante de um avanço no percurso em direção à libertação animal. Mas há muito ainda o que ser percorrido. Indústrias como a alimentícia, a farmacêutica e a de vestuários, para só citar essas três, carregam em si a dor e o sofrimento de bilhões de seres inocentes.

Enquanto a legislação não avança no sentido de dar proteção legal aos animais não-humanos, cabe ao indivíduo consciente boicotar os produtos que exploram animais. Exatamente como sugeria Mahatma Gandhi: Seja a mudança que você quer ver no mundo.

Enfim, comemoremos essa data que tem tudo para ser um marco. O trajeto não termina aqui. Estamos apenas começando. Rumo ao abolicionismo.

2 comentários:

  1. Que excelente notícia!
    Se o ser humano já tivesse o bom senso, não precisaria de proibição de uso de animais para teste de cosméticos, se tivesse o bom senso não teria se quer imaginado cometer tamanha atrocidade... De todo jeito fico feliz pois isto está perto do fim, tudo que acontece na Europa acaba se alastrando para o resto do mundo...
    Que não tarde muito o dia em que noticiaremos e comemoraremos o fim do uso de animais para qualquer usufruto humano...

    ResponderExcluir