sexta-feira, 25 de março de 2011

A Hora E A Vez Do Planeta

De acordo com a teoria mais respeitada no âmbito geomorfológico, o planeta no qual vivemos existe há pelo menos 4 bilhões de anos. Mas não quero me alongar nessas questões de ordens geográficas, apesar da minha particular empolgação com a temática. O objetivo do presente texto é abordar um evento promovido pela WWF, que denomina-se "Hora do Planeta".

Em 2010, um total de 105 nações, 4.211 cidades e 56 capitais nacionais aderiram à campanha. Muitos poderão dizer que desligar os interruptores por 60 minutos está longe de resolver a atual problemática ambiental. E aqueles que disserem isso estarão cobertos de razão. Porém, é exatamente do conjunto de atitudes como essa que a esperança num futuro ecologicamente correto se renova.

O termo "pegada ecológica" (que refere-se às demandas materiais e energéticas de um indivíduo ou uma população) aparece para tentar quantificar o quanto um estilo de vida exacerbadamente capitalista é degradante para a natureza e também para a sociedade. A integração harmoniosa da vida social, econômica e cultural é levada à prática através das "ecovilas". Mas, se você que está lendo essas presentes linhas (ainda) não se imagina numa ecovila, tem outras opções de buscar a sustentabilidade: quando for às compras, informe-se da cadeia produtiva que levou aquele bem material para a prateleira do mercado. Isso chama-se consumo consciente.

Então, um passo de cada vez e mãos à obra! Nesse sábado, 26.03.2011, das 20:30h às 21:30h, dê a sua contribuição para a "Hora do Planeta"!

E (re)pense as suas atitudes. A causa que clama por mudanças de comportamento é nobre e necessária demais para ser desprezada em favor de confortos e comodidades.

Saudações ambientalistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário