sexta-feira, 15 de abril de 2011

Coincidência? Sincronia? A Conexão Limp Bizkit-Andrey Arshavin


Eventos que acontecem com alguma semelhança mas sem que ocorra uma relação de causa e conseqüência entres eles. A esse fenômeno damos o nome de "coincidência".

Carl Gustav Jung desenvolveu o conceito de "sincronicidade" para definir acontecimentos que se relacionam não por uma questão causal, mas sim de significado.

Há dois trechos na enciclopédia virtual Wikipédia que acho interessantes e aqui os reproduzo.
A sincronicidade difere da coincidência, pois não implica somente na aleatoriedade das circunstâncias, mas sim num padrão subjacente ou dinâmico que é expresso através de eventos ou relações significativas.

Acredita-se que a sincronicidade é reveladora e necessita de uma compreensão, e essa compreensão poderia surgir espontaneamente, sem nenhum raciocínio lógico. A esse tipo de compreensão instantânea Jung dava o nome de "insight".
Mas por que estou colocando isso por aqui? Na verdade, nem eu sei a razão. Mas sei o que me motivou: agora pouco comecei a ouvir Limp Bizkit (estou ouvindo até o presente momento dessa postagem). Conheço a banda há vários anos, mas não é um hábito meu escutá-la com freqüência, embora até goste de algumas músicas. Outro hábito que não tenho é o de rever lances futebolísticos do passado. Mas, agora pouco (pouco depois de começar a ouvir Limp Bizkit e dar pausa no reprodutor de áudio para assistir o vídeo) resolvi rever os gols de Liverpool e Arsenal numa partida que terminou empatada por 4a4, na temporada 2008-9.

Nesse mês de abril completam-se dois anos do jogaço em Anfield Road, que teve como destaque a participação do russo Andrey Arshavin, autor dos quatro gols do Arsenal.

Então, chegou a hora de mostrar a "coincidência": pausei o Limp Bizkit para assistir o vídeo. Inicio a reprodução do vídeo e ouço... Limp Bizkit! Pausei o vídeo e fui ver se o reprodutor de áudio estava em execução. Não estava. Era o vídeo mesmo! Ou seja, o camarada que editou o vídeo com os gols da partida escolheu, assim "por acaso", a música "My Way" como trilha sonora.

Eu disse "My Way"? Foi essa música a primeira que ouvi da banda.

Em tempo, eis o vídeo em questão.


Sábado tem Arsenal e Liverpool, em Londres. Ao que tudo indica, Andrey Arshavin estará em campo. Será que a boa é eu acompanhar o jogo ouvindo Limp Bizkit? De repente "dá sorte"...

Nenhum comentário:

Postar um comentário