terça-feira, 22 de setembro de 2009

Dia Mundial Sem Carro

Saudações, você que aí está.

Hoje "comemora-se" o Dia Mundial Sem Carro. Habitantes de mais de 1000 cidades pelo mundo deixarão veículos automotores devidamente estacionados acreditando, dessa forma, estarem contribuindo para um trânsito menos caótico e para uma melhoria na qualidade de vida, haja visto o grande potencial poluidor vinculado a esses canos de descarga.

É evidente que em ambos os casos haverá, de fato, uma melhora. Os trânsitos melhorarão, pois parece mais viável termos 20 passageiros num transporte coletivo do que, digamos, 10 carros enfileirados, cada qual com um motorista e um carona. No que tange a qualidade de vida podemos ver impactos positivos numa redução na emissão de poluentes, redução na intensidade do tráfego (diretamente proporcional a redução de estresse nas vias de circulação) e, se promovermos o incentivo ao uso de bicicletas, uma melhoria substancial devido ao fato de que o ciclista move o seu veículo exercitando-se, ao contrário do motorista, que se desloca aos custos de emissões de gases poluentes geradas por motores altamente desperdiçadores de energia.

Mas, cabe colocar algo relevante no que tange à poluição atmosférica. Dados da ONU comprovam que o setor de transportes é atualmente o segundo maior poluidor do mundo. Ué, quem seria então o grande vilão do aquecimento global? Resposta: a pecuária!

É isso aí, prezado ciclista potencial. Se queres contribuir ecologicamente pelo ato de pedalar, estarás ajudando muito mais caso elimines do seu dia-a-dia os produtos pecuaristas. Isto é, é ecologicamente mais eficiente um vegetariano andando de carro do que um onívoro montado numa bicicleta. Mas não! Não desanimes de pedalar por aí! Contribua espetacularmente e seja um ciclista vegetariano. Se Gaia falasse português, diria um "obrigado".

Nenhum comentário:

Postar um comentário