terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Copa Africana De Nações 2010

Até o momento não venho acompanhando muito de perto os acontecimentos dessa competição, que logo de cara ficou marcada por um triste episódio em Cabinda, onde um atentado terrorista vitimou a delegação togolesa deixando mortos e feridos (a seleção do Togo acabou desistindo de participar do torneio).

Falando de futebol, assisti a partida entre Camarões e Tunísia, válida pela 3ª rodada do Grupo D. Os camaroneses mostraram deficiências defensivas que podem comprometer suas intenções de ir longe na Copa do Mundo, mas ao mesmo tempo apresentaram um futebol envolvente no setor ofensivo, criando várias chances de gol. Resta saber se conseguirá ser envolvente quando defrontar com Japão, Dinamarca e Holanda, três seleções com mais qualidade que os tunisianos. O placar final de 2a2 classificou a seleção de Samuel Eto'o (autor de um dos gols) em 2º lugar no grupo (Zâmbia fechou na liderança), eliminando Gabão e Tunísia - que se despediu invicta da competição, empatando tudo que tinha direito.

No grupo A, avançaram o país-sede Angola e a Argélia. O melhor ataque do grupo, com 7 gols, foi da seleção de Mali, que acabou eliminada junto de Malawi.

No B, nenhuma surpresa. A ausência de Togo reduziu o número de jogos e de possibilidades da chave, que terminou com Costa do Marfim em primeiro, Gana em segundo e Burkina Faso em terceiro lugar.

Já no C, o Egito avançou sendo a única seleção com 100% de aproveitamento. A Nigéria também passou de fase, com Benin e Moçambique eliminadas.

Pelos confrontos de quartas-de-final, surpresas.

A Argélia passou pela Costa do Marfim - considerada a atual principal força do continente - na prorrogação. A partida teve momentos eletrizantes, pois Costa do Marfim marcou 2a1 aos 44 minutos do segundo tempo. Parecia o gol da vaga, mas os argelinos arrancaram o empate nos acréscimos. E no início da prorrogação tomaram a frente no placar e conseguiram a classificação.

Egito passou por Camarões também na prorrogação, com direito a um gol supostamente irregular. Não assisti ao lance, mas diz-se que a bola chutada pelo egípcio não atravessou totalmente a linha de fundo.

A Nigéria eliminou a Zâmbia nos pênaltis, após empate sem gols no tempo regulamentar e também na prorrogação.

A única seleção que não precisou jogar tempo-extra para avançar foi Gana, que superou os anfitriões angolanos por 1a0, na capital Luanda.

Pelas semifinais, teremos.
28.01.2010 - 14h - Gana e Nigéria - Luanda
28.01.2010 - 17h30 - Argélia e Egito - Benguela
O jogo entre argelinos e egípcios promete fortes emoções, notadamente por tudo o que esse duelo reservou quando valia vaga na Copa do Mundo 2010. Partidas tensas, com direito a um jogo-extra vencido pela Argélia em meio a tumultos e atos de violência. Acredito que dessa vez os Faraós levarão a melhor, e queira Deus que numa partida pacífica.

O duelo entre Gana e Nigéria também é difícil de se apontar um favorito. Talvez o fato de Gana ter jogado uma partida a menos e não ter precisado ir para prorrogação nem pênaltis na fase anterior possa lhe dar melhores condições físicas e com isso obter um diferencial pra cima das Águias. Estou com Gana, mas sem qualquer convicção.

Algo interessante é que das 4 seleções restantes apenas uma foi líder do seu grupo na primeira fase da competição. E trata-se exatamente do time que não conseguiu vaga no Mundial mas que é o maior vencedor de Copas Africanas: o Egito.

Abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário