sexta-feira, 11 de junho de 2010

Terminou O Festival, Mas Começou A Copa

Assisti a 7 filmes no Festival de Cinema Francês, que exibiu 10 obras em 9 cidades brasileiras, entre os dias 2 e 10 de junho de 2010. Uma maravilha ver o grande nível do cinema da França na atualidade e muito gostoso poder assistir a debates com os atores, vê-los de perto etc. Ficou um sabor de "quero mais", além daquele desejo de aprender o idioma local. Os 3 filmes que ainda não assisti estão na minha lista, espero vê-los o quanto antes.

Comentarei, brevemente, os dois filmes que assisti anteontem. Ontem iria assistir mais um, mas o trânsito caótico me obrigou a mudar os planos e acabei tendo que me contentar em ver o "show de abertura" da Copa do Mundo (e nem deu tempo de ficar pra ver a Shakira...).

O Dia Da Saia
História muito, mas muito, mas muito bem proposta. O filme narra o dia de uma professora que experiencia a violência e o mau comportamento dentro de uma escola pública francesa. O desenrolar dos fatos impressiona, onde o diretor consegue a proeza de conciliar o trágico ao cômico, arrancado suspiros de tensão e risos de graça numa obra que reserva um final sensacional, muito profundo.

O Refúgio
Filme que acompanha a gravidez de uma mãe bonita, com conforto financeiro, mas que tem como principal adversidade na sua vida o fato de ser viciada em drogas. A história flui com ares melancólicos e tem uma transmutação quando a protagonista passa a se aproximar do irmão de seu falecido parceiro amoroso, pai da criança que carrega no ventre. Nasce uma relação interessante entre eles e o final do filme sugere uma reflexão bastante admirável no assunto "maternidade".

Merci beaucoup, França! Au revoir, amigos! Aller au cinéma!

Nenhum comentário:

Postar um comentário