segunda-feira, 28 de junho de 2010

Torço Pela Holanda!

É interessante, embora particularmente não me contagie, ver as pessoas fantasiadas de verde-e-amarelo. E mais: num período que não remete ao carnaval (pelo menos não no calendário).

Porém, como amante do futebol-arte e do jogo na dimensão do espetáculo e da atração, considero que o esporte mais popular do planeta tem uma dívida com a seleção holandesa. O país que revolucionou a modalidade com o conceito de "Futebol Total", levado à prática com o "Carrossel Holandês" merece mais que qualquer outro um título mundial.

Não, eu não era nascido naquela época. Mas, se estivesse encarnado naquele ano de 1974, certamente meu coração bateria diferente quando aquela Holanda jogava.

Um título nesse Mundial 2010 não substituiria, de forma alguma, a conquista que não veio 36 anos atrás. Mas seria, no mínimo, um fato que levaria o mundo da bola a recordar a gloriosa história holandesa, o que remeteria ao imortal Rinus Michels.

Nada contra a "onda patriótica" que se manifesta a cada 4 anos nas terras tupiniquins, mas não meço a brasilidade de ninguém pelo fato de torcer ou não pela seleção convocada pelo Dunga.

Tanto razão como emoção me convidam a torcer por Robben, Sneijder, van Persie e companhia. E eu, obediente, aceito o convite.

Vai, Holanda!

Nenhum comentário:

Postar um comentário