sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Definidos Os Grupos Para A Copa 2010

Acompanhei o sorteio com papel do lado e caneta na mão. E deu o seguinte.

Grupo A: África do Sul, México, Uruguai e França;
Grupo B: Argentina, Nigéria, Coréia do Sul e Grécia;
Grupo C: Inglaterra, Estados Unidos, Argélia e Eslovênia;
Grupo D: Alemanha, Austrália, Sérvia e Gana;
Grupo E: Holanda, Dinamarca, Japão e Camarões;
Grupo F: Itália, Paraguai, Nova Zelândia e Eslováquia;
Grupo G: Brasil, Coréia do Norte, Costa do Marfim e Portugal;
Grupo H: Espanha, Suíça, Honduras e Chile.

Rapidamente, lá vão os pitacos para o que acredito ser o mais provável que aconteça nessa primeira fase. Tô fazendo isso meio às pressas porque não quero me deixar influenciar pela opinião dos "especialistas", pelo menos não nesse momento.

A: Encrenca pra seleção anfitriã! O México costuma fazer boas Copas, trazendo sempre um time encardido, difícil de ser batido. Uruguai ultimamente tem vivido mais da tradição do que da técnica, mas a camisa celeste merece respeito. A França, que perdera 2 dias antes do sorteio o direito de ser cabeça-de-chave, deve ter gostado de cair no grupo da seleção que teoricamente é a mais fraca das cabeças-de-chave. Acabou compensando e tudo indica que o grupo A estará entre os mais equilibrados da Copa. Avançam França e México.

B: É um grupo altamente enganoso, e vou dizer porque. A Argentina costuma dar muita sorte nesses sorteios, caindo invariavelmente no Grupo da Morte. Foi assim em 2002 (Nigéria, Inglaterra e Suécia - eliminada na 1ª fase) e em 2006 (Costa do Marfim, Sérvia - e Montenegro - e Holanda). Dessa vez o grupo é aparentemente tranqüilo, mas ai dos argentinos se acharem que terão moleza. A seleção nigeriana tem qualidades, a sul-coreana é uma incógnita e a grega, bom... a grega se jogar o que jogou na Euro 2004, é bom ficar ligado: um dos melhores sistemas defensivos do mundo! Avançam Argentina e Grécia.

C: A Inglaterra se deu bem, deverá avançar em 1º e sem maiores dificuldades. A disputa pela outra vaga poderá se tornar interessante, pois o futebol estadunidense encontra-se em franca ascensão, os argelinos atuam em seu continente e a Eslovênia... sei lá o que falar da Eslovênia, mas os caras passaram pela Rússia de Gus Hiddink, e isso não é pouca coisa. Avançam Inglaterra e Estados Unidos. Debúqui izon de têibou!

D: Outro grupinho enganoso, acho que a Alemanha poderá encontrar sérias dificuldades pra avançar nessa chave. Dizem que a Austrália não assusta ninguém (+/- como disseram 4 anos atrás, mas os cangurus engrossaram o jogo com o Brasil e caíram nas oitavas-de-final pra Itália num lance de erro de arbitragem), enqüanto a Sérvia trás uma seleção com alguns bons nomes e Gana volta a mais um Mundial, dessa vez mais experiente e atuando em seu continente. Avançam Alemanha e Gana.

E: O grupo mais forte. A Holanda, por sinal, tá se acostumando a cair em chaves brabas como essa de 2010. No Mundial em 2006 já haviam se encontrado com sérvios-montenegrinos, marfinenses e argentinos, enqüanto na Euro 2008 cruzaram logo de cara com italianos, romenos e franceses. Não sei o que esperar da Dinamarca, não a vejo jogar tem alguns anos, mas falam bem dessa equipe. O Japão é uma seleção que vem se tornando cada vez mais competitiva, enqüanto Camarões conta com jogadores de qualidade, como Eto'o (muito melhor que Obina). Avançam Holanda e Camarões.

F: A Azzurra terá uma pedreira na estréia, que é a seleção paraguaia. Mas fora isso, não deverão encontrar muita resistência por parte de neo-zelandeses (que suaram pra eliminar Bahrein na repescagem) e Eslováquia. Avançam Itália e Paraguai.

G: Desde que começei a acompanhar Copas, esse é o mais difícil grupo que vejo o Brasil pegar. Fazer saldo de gols na estréia talvez possa definir o 1º lugar da chave, e ficar em 1º lugar nessa chave pode ter caráter decisivo na competição. Por quê? Os 2 primeiros desse grupo cruzam com os 2 primeiros do grupo que tem a Espanha. Coréia do Norte é séria candidata a saco de pancadas, duvido muito que consiga pontuar. Costa do Marfim segue forte, com jogadores que atuam em times de ponta na Europa e com a bagagem de quem jogou boas partidas num dificílimo grupo na Copa passada. Portugal, apesar do momento recente não inspirar confiança nem nos portugueses, tem um elenco bom o bastante pra ser digno de atenções e cuidados. Avançam Brasil e Costa do Marfim.

H: Acredito que o único atrativo desse grupo ficará por conta da disputa pelo 2º lugar, entre Suíça e Chile. Ou alguém acredita que a Espanha não avance? Ou que Honduras consiga beliscar uma segunda vaga? Vou apostar no talento de Marcelo "El Loco" Bielsa. Avançam Espanha e Chile.

Mas, porém, contudo, todavia, entretanto, estamos em dezembro de 2009 e o Mundial terá início em junho de 2010, isto é, há muita água pra passar por baixo de tantas pontes.

5 comentários:

  1. Bela analise....

    Saudades da copa do mundo... Gosto do fato de pôr a África como centro das atenções do mundo por um mês... Gostaria de ver a Angola na copa também, mas o continente africano está bem representado.

    Destaque as participações de Coréia do Norte e Honduras, principalmente pelo uso da copa como aproximação de culturas....

    Quanto ao futebol: Gostei bastante da distribuição das chaves. São muitos jogos que valem a pena assistir logo de cara. A exçessão talvez fique para Argélia x Eslovênia e Nova Zelândia x Eslováquia, no entanto quero queimar minha língua.

    O equilíbrio é constante na maioria dos grupos, analises são complicadas, mas ae vão as minhas:

    Grupo A: Pra mim, o mais complicado. Melhor pra França, que vai lá saber porquê, quanto mais difícil o adversário melhor eles jogam. Os mexicanos como sempre jogarão muito bem, e tem a estréia como jogo decesivo. A tradição mexicana é de se dar mal contra o jeito euroupeu de jogar(que infelizmente dominou o mundo.) Pra mim, sua classicação depende da sua extréia! Será legal ver o Uruguai de novo em copa, mas não boto fé nos celestes não, quanto aos anfrintiões, o barulho e a correria devem ajudar, principalmente contra a frança, o jogo que mais quero ver nessa chave, até também depois daquela extreia francesa contra Senegal!
    Classificam-se Françã e Africa do Sul (Sinto pelo México)

    Grupo B: Argentina dá sorte em sorteio é tão dificl quanto o Brasil dá azar! 2010, 2010. Por algum motivo essa Argentina me lembra o Brasil de 2002, O Riquelme que não deve ir pra copa, o talento de Messi (Romário, R. Gaúcho). A diferença está no comando. Mas não duvido do Maradona, e desprezar a Argentina é um erro terrível. Até porquê deve ir ganhado confiança pelo caminho! Grupo que pode ser considerado o grupo da Argentina, deve levar a Grécia junto na classificação!

    Grupo C: Tudo que a Inglaterra queria, o grupo mais fácil da Copa. A estréia contra os EUA será muito legal de ver. A asçenção americana no futebol assusta. Se fosse a Rússia na chave, que eu não faria pra ver o duelo Arshavin x Rooney na copa; Méritos pra Eslovênia.. Como tradicionalmente zebras existem, acredito que a dessa competição saia dessa chave. Não sei se os EUA podem ser ainda considerados zebras, mas Eslovênia pode... Pela lógica classificam a terra da rainha e a de Obama. Mas tô de olho na Eslovênia, a se estou!

    Grupo D: Só vou concordar contigo EDU.. Time de Gana é bom, a tradição Alemã impera, serão bons jogos de assistir!!!

    ResponderExcluir
  2. Grupo E: Um dos mais equilibrados, mas não vejo ninguém que saia desse grupo indo muito longe não, qualquer presivão é complicada, os 4 têm muita chanche de se classificar. Vou de Holanda e Camorões também! Obs: Esperando muito da cor laranja! Ansioso desde já por estes jogos. Quero apostar na Dinamarca por algum motivo, mas a lógica não deixa! Mas quem disse que futebol tem alguma lógica?

    Grupo F: Nova Zelândia e Eslováquia na copa? Posso queimar minha língua, mas é o grupo mais chato da copa, a magia italiana de 2006 foi embora, e não mostra sinal de volta. Pra mim Paraguai é favorito! E dale Cabanãs!!! Alguma coisa me diz q a Itália será a decepção da copa, embora classificará! De novo, Nova Zelândia e Eslováquia na copa? Sorte sua Azurra!!!

    Gupo G: O grupo mais difícil que já vi o Brasil sair. Estou preocupado com a estréia, muita gente vai estar esperando um resultado elástico, coisa muito rara em estréia. Por mais que seja uma das piores seleções, preferia fazer a ordem contrária de jogos, vomeçar contra os lusos e terminar contra os olhinhos puxados! Difícl parada contra Drogba + 10 e C. Ronaldo + 10! Dois dos melhores jogadoes do mundo. Difícil, difícil. Há muitos bons jogadores nessas seleções também. Pecam pela defesa, a velocidade marfinesa associada a torcida complicará, e Portugal depende se C. Ronaldo acorda inspirado!
    Os marfineses e nós estaremos nas oitavas! Só se Portugal acordar com Nani, Ronaldo e cia muito, mas muitos inspirados nos dia dos jogos pra contrariar.

    Grupo H: O poderoso ataque espanhol encontrará pedreiras defensivas: o catimbeiro Chile e a Suíça. A galera Honduras só vai viajar... Como gosto muito do Torres e cia ltd aposto muito na Espanha nessa copa, e o Chile vai junto pras oitavas, mas dessa fase não passa!!! Agora quanto a Espanha, boto muita fé que vai muito longe, mesmo depois daquele jogo contras os EUA!

    Só pra concordar de novo contigo EDU:
    Mas, porém, contudo, todavia, entretanto, estamos em dezembro de 2009 e o Mundial terá início em junho de 2010, isto é, há muita água pra passar por baixo de tantas pontes. (2)

    E que minha língua queime!!!

    ResponderExcluir
  3. A:França, México
    B:Argentina, Nigéria
    C:Inglaterra, EUA
    D:Alemanha, Gana
    E:Holanda, Camarões
    F:Itália, Paraguai
    G:Costa do Marfim, Portugal
    H:Espanha, Chile

    Essa copa será amrcada pelas seleções africanas desbancando favoritos. O Brasil cairá na primeira fase, já que pegou um grupo mais difícil. Um grupo difícil para um técnico horroroso(Dunga). Uma catastrofer pros brasileiros, quatro africanos nas oitavas, seria bonito ver isso, eles jogam um futebol bem interessante. Palpite para a final da copa: Costa do Marfin x Argentina

    ResponderExcluir
  4. Grande análise, Edu.

    Pra mim, os africanos conseguirão beliscar algumas vaguinhas. ;)

    Grupo A: França e México (Acho que, infelizmente, a nossa anfitriã dará adeus à Copa mais cedo. Pegou um grupo muito forte, pode ser que surpreenda e tome a vaga do México, mas não creio muito nessa possiblidade.)
    Grupo B: Argentina e Nigéria (O grupo ficou bem equilibrado, acho que a Nigéria se superará e partirá rumo às Quartas de Final, desbancando a França nas Oitavas.)
    Grupo C: Inglaterra e Estados Unidos (Ficou fácil para esses dois, Argélia e Eslovênia possuem equipes comuns e não devem complicar a vida de ninguém.)
    Grupo D: Alemanha e Gana (A Austrália deverá apertar a vida de Gana, não sei se é uma análise ou uma torcida, mas vejo Gana avançando.)
    Grupo E: Holanda e Camarões (Mais um grupo coma segunda vaga bem disputada. Não vejo grandes qualidades na seleção japonesa, ainda mais sem o grande Nakata. Camarões e Dinamarca travarão uma bela disputa, Eto'o desbancará Bendtner.)
    Grupo F: Itália e Paraguai (A seleção italiana avançará sem maiores dificuldades, porém, não creio na conquista do penta. As eliminatória sul-americanas mostraram que o futebol paraguaio está forte, e com certeza o 'forte' Cabañas conseguirá levar sua equipe longe.)
    Grupo G: Brasil e Portugal (A briga entre portugueses e marfinhenhos será boa, mas acho que nossos colonizadores beliscarão essa vaguinha. A seleção brasileira está muito compacta, não cairá fácil.)
    Grupo H: Espanha e Chile (Sortuda essa seleção espanhola? Talvez não. Passará sem dificuldades pela primeira etapa, porém, não se sairá tão bem no mata-mata. Chile e Suíça têm seleções forte e ao mesmo tempo comuns, creio que o poder de frente chileno quebrará o forte bloqueio suíço.)

    ResponderExcluir