quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Civilização E Barbárie

Eis a definição civilizatória encontrada em Wikipedia: "A civilização é o estágio da cultura social e da civilidade de um agrupamento humano caracterizado pelo progresso social, científico, político, econômico e artístico".

Bom, façamos de conta que no progresso social não há desigualdade, que no progresso científico a ética é priorizada e, pra não irmos muito longe, que a geopolítica mundial encontra-se direcionada ao bem-estar e à prosperidade da humanidade. Feito o faz-de-conta, vamos agora colocar a premissa: somos civilizados. Conseguimos engolir essa? Então agora, deitados eternamente no berço esplêndido d
e uma cultura triunfante, isenta de erros, vamos apontar os dedos para as culturas alheias e, se não concordarmos, vamos rotulá-los de bárbaros. Que tal?

É mais ou menos o que fazemos com relação ao Oriente Médio. A imagem a seguir mostra uma cena de execução por apedrejamento, pena aplicada em alguns países asiáticos.




A violência extremada na pena de morte por apedrejamento leva muitos ocidentais a reprovarem veementemente essa prática. Os civilizados do Ocidente aplicam outras punições aos infratores, como o enclausuramento nos sistemas prisionais, ou a pena de morte "indolor" via injeção letal, ou mesmo o enforcamento, que, salvo algum contratempo, desfalecerá a vítima em poucos minutos. O recado do Ocidente para os "médio-orientais" seria uma espécie de: aprendam a matar como matamos. Que moral, né não?

É interessante porque nesse mesmo Ocidente - e agora falando um pouco do Brasil - há várias práticas, legitimadas pela noção de cultura, que levam seres sensíveis a e
xperimentarem dor e sofrimento. É o exemplo dos rodeios. Como seria possível dar razão à exploração dos animais usados nas arenas baseado numa opção cultural?



Laço ao bezerro: estrangulamento por diversão

Ora, se a cultura dá sustentáculo a essa atrocidade, por extensão, também dará a qualquer outra. Posicionar-se a favor ou contra esse tipo de "espetáculo" deve transcender qualquer viés cultural, alicerçando-se tão somente na ética. É correto atentar contra a liberdade de alguém e mantê-lo sob exploração porque uma determinada cultura convencionou que isso é aceitável?

São muitos os exemplos que aqui caberiam para desconstruir essa fictícia noção de civilização, que torna dos pseudo-civilizados criaturas acomodadas na repetição de hábitos anti-éticos, convenientemente assentados na definição de cultura.

Encerro essa postagem com as palavras de José Saramago, que sintetizam com primor o que aqui é exposto. O título é "Espanha Negra", ilustrando o caso das touradas que acontecem naquele país.

Refiro-me a essas vilas e cidades onde, por subscrição pública ou com apoio material das câmaras municipais, se adquirem touros à ganaderias para gozo e desfrute da população por ocasião das festas populares. (...) Coberto de sangue, atravessado de lado e lado por lanças, talvez queimado pelas bandarilhas de fogo que no século XVIII se usaram em Portugal, empurrado para o mar para nele perecer afogado, o touro será torturado até à morte. As criancinhas ao colo das mães batem palmas, os maridos, excitados, apalpam as excitadas esposas e, calhando, alguma que não o seja, o povo é feliz enquanto o touro tenta fugir aos seus verdugos deixando atrás de si regueiros de sangue. É atroz, é cruel, é obsceno. Mas isso que importa se Cristiano Ronaldo vai jogar pelo Real Madrid? Que importa isso num momento em que o mundo inteiro chora a morte de Michael Jackson? Que importa que uma cidade faça da tortura premeditada de um animal indefenso uma festa colectiva que se repetirá, implacável, no ano seguinte? É isto cultura? É isto civilização? Ou será antes barbárie?


Abraços.
(bastante útil: http://ddapelotas.blogspot.com/2008/10/cultura-cultura-aqui-e-no-oriente-mdio.html)

3 comentários:

  1. coé, du..mto bom o texto..vc manda benzasso escrevendoooo!!

    ResponderExcluir
  2. É horrível perceber que "seres humanos" submetem-se à terríveis culturas, e saber ainda que são pessoas! Pessoas que evoluíram junto com os animais, mas que por razão da sua burrice se acham superiores a esses seres.
    E pensar que essas pessoas fazem parte da minha raça me dá nojo!

    ResponderExcluir
  3. seres horríveis e cruéis que é o tal do ser humano que se diverte com a desgraça dos animais indi guinação total até quando isso vai durar....

    ResponderExcluir