quinta-feira, 11 de março de 2010

Luz Do Bhagavata - Verso 3

Atraídas pela eletricidade existente no céu e impelidas por ventos fortes, as nuvens aos poucos cobrem a superfície da Terra para satisfazerem as pessoas que necessitam de suprimento de água, a qual é essencial à vida. As nuvens derramam chuvas sobre o homem como a misericórdia do Senhor, que é sempre bondoso com o ser vivo necessitado.

Devemos ter sempre em mente que Deus é sempre bondoso conosco. A despeito de nossa visível desobediência às leis da natureza de Deus, o Senhor tem a bondade de cuidar de nossa manutenção. A água é um dos ítens mais importantes para a nossa manutenção, posto que, sem a água, não podemos produzir nossos alimentos nem matar nossa sede. A água também é necessária em muita abundância para muitos outros fins. Deste modo, o Senhor reservou a água em três quartos do globo e fê-la salgada para conservá-la. A água salgada não se decompõe, e este é o arranjo da Providência. O Senhor incumbiu ao poderoso Sol evaporar a água de planetas como a Terra, destilá-la em água límpida nas nuvens e em seguida armazená-la nos picos das montanhas, assim como armazenamos água em reservatórios altos para distribuição posterior. Parte do armazenamento de água é transformada em gelo de modo que ela não inunde a Terra sem um bom propósito. O gelo derrete-se aos poucos durante o ano, flui pelos grandes rios e desliza outra vez para o mar para que seja preservada a água.



Portanto, as leis da natureza de Deus não são nem cegas nem acidentais, como concluem homens com um pobre fundo de conhecimento. Por trás das leis da natureza está o cérebro vivo de Deus, assim como sempre existe um legislador por trás de todas as leis do Estado. Pouco importa se vemos ou não o legislador por trás das leis comuns; devemos admitir que o legislador existe. A matéria jamais poderá agir de maneira automática, sem a mão viva, e por isso devemos admitir a existência de Deus, o ser vivo supremo, por trás das leis da natureza. O Senhor diz no Bhagavad-gita que a natureza funciona sob Sua supervisão.

mayadhyaksena prakrtih
suyate sa-caracaram
hetunanena kaunteya
jagad viparivartate

"Esta natureza material, que é uma de Minhas energias, funciona sob Minha direção, ó filho de Kunti, e produz todos os seres móveis e inertes. Obedecendo-lhe ao comando, esta manifestação é criada e aniquilada repetidas vezes". (Bg. 9.10)

A natureza é apenas uma força, por trás da qual encontra-se uma usina de força e um cérebro, assim como por trás da força elétrica existe uma usina hidrelétrica, onde tudo é conduzido pelo cérebro do engenheiro residente. A natureza material funciona com muita perfeição e não cegamente, por causa da supervisão do Deus supremo e poderoso. Confirma-se o mesmo nos hinos védicos (Atharva Veda). É apenas sob a supervisão de Deus que todas as leis materiais funcionam.

O Senhor distribui Sua misericórdia sob a forma de chuvas sobre a terra abrasada em momentos de extrema necessidade. Fornece chuva quando nos encontramos praticamente à beira da morte por falta de água. Deus é sem sombra de dúvida misericordioso, mas Ele nos concede Sua misericórdia quando mais precisamos dela. Isto é assim porque nos esquecemos de Deus tão logo obtemos esta misericórdia. Devemos, por conseguinte, lembrar-nos da misericórdia do Senhor constantemente caso desejemos evitar a aflição. Estamos eternamente relacionados com Ele, não obstante o estado de esquecimento acima descrito. Segundo confirma o Bhagavad-gita, as leis da natureza são rígidas porque são conduzidas por três modos diferentes. Mas aquele que se rende ao Senhor supera a rigidez da natureza com facilidade.

daivi hy esa gunamayi
mama maya duratyaya
mam eva ye prapadyante
mayam etam taranti te


"Esta Minha energia divina, que consiste nos três modos da natureza material, é difícil de ser sobrepujada. Mas aqueles que se renderam a Mim podem facilmente atravessá-la". (Bg. 7. 14)

Nenhum comentário:

Postar um comentário