sexta-feira, 19 de março de 2010

UCL: Definidos Os Cruzamentos Rumo À Grande Final Em 22.05.2010

Em sorteio realizado na manhã de hoje em Nyon (Suíça), a UEFA mostrou o caminho a ser percorrido pelos clubes na estrada rumo ao estádio Santiago Bernabéu, palco da decisão da Liga dos Campeões da Europa da presente temporada 2009/10.

A imagem ao lado (crédito para Reuters) mostra o emparelhamento desses que são os oito candidatos a levantar o cobiçado troféu de campeão europeu. Vale dizer que o fato de encontrarmos seis países diferentes representados pelos oito clubes demonstra uma variedade não vista desde a temporada 1998/9, quando disputaram esta fase as equipes do Real Madrid (Espanha), Dynamo de Kyev (Ucrânia), Olympiakos (Grécia), Internazionale e Juventus (Itália), Bayern de Munique e Kaiserslautern (Alemanha) e o campeão daquela edição, o Manchester United (Inglaterra).

Vamos aos confrontos e aos pitacos? Vamo que vamo!


Emparelhamento da UCL. Vencedor do jogo 1 enfrenta do jogo 2.

Lyon e Bordeaux. Duelo francês na parada. A equipe do Lyon chegou até aqui passando por uma fase de grupos que tinha Fiorentina e Liverpool (hoje disputando a Liga Europa) e na fase de oitavas-de-final passou pelos 'neogalácticos' merengues. O Bordeaux chega a esta fase sendo a equipe de melhor campanha na atual competição. Lideraram um grupo que tinha Bayern de Munique e Juventus e nas oitavas venceram os dois jogos disputados com o Olympiakos. Creio que será um jogo a ser decidido no aspecto psicológico, até porque são times que disputam o mesmo campeonato nacional, algo que alimenta uma certa rivalidade. Campeonato nacional esse que o Bordeaux lidera e o Lyon é apenas 5º colocado. Não sei o que pode dar daí, mas estou pendendo para o lado do Lyon, equipe que nos últimos anos tem disputado a fase "mata-mata" da UCL, fator que pode ser um diferencial para esse encontro. E é nessa que eu vou. Avança o Lyon.

Bayern de Munique e Manchester United. Esse duelo foi o da final na temporada 1998/9, na ocasião vencida pelos ingleses numa das viradas mais espetaculares que o futebol já viu. E o United pode ser considerado favorito para esse encontro de quartas-de-final, principalmente levando-se em consideração o grande momento vivido por Wayne Rooney, que atravessa a melhor fase de sua carreira. O Bayern precisará fazer um bom resultado em seus domínios e contar, mais do que nunca, com o talento de Robben e Ribèry para suportar a pressão em Old Trafford. Gosto muito dessa dupla de pontas que a equipe alemã contratou, mas acho que é o fim da linha para ela na atual UCL. Avança o MU.

Arsenal e Barcelona. Reencontram-se os finalistas da temporada 2005/6. Quiseram os deuses do futebol "antecipar" o encontro entre as duas equipes que jogam o futebol mais atraente no planeta bola. Seria muito bonito vê-las jogando a final da competição, mas o fato de se encontrarem agora permite que vejamos não apenas 90 minutos de futebol em alto nível, mas 180. O Barcelona deve carregar um favoritismo consigo, até porque trata-se do atual campeão de tudo o que tem direito e que vem fazendo uma grande temporada. Mas do outro lado está o Arsenal, equipe que também joga em velocidade e procurando a posse de bola, com jogadores bons o bastante para decidirem partidas em jogadas individuais. É Messi pra lá, Fàbregas pra cá, Iniesta e Xavi pra um lado, Arshavin e Rosicky pro outro, e tome Henry, e olha lá Nasri... Promessa de dois grandes jogos, marcando o encontro de dois grandes times e dois treinadores exemplares, que fazem esses dois grandes times serem eficientes e jogando pra frente. Avança o Barça.

Internazionale e CSKA Moscou. Favoritismo para a equipe de José Mourinho, que arrancou a classificação nas oitavas vencendo o Chelsea tanto no Giuseppe Meazza quanto no Stamford Bridge. Tem mais time que o adversário russo e o desejo quase obsessivo de conquistar o continente (na Itália vem confirmando a hegemonia sem grandes dificuldades). A missão do CSKA é complicada, mas não existe jogo que se decida na véspera. E se tratando de CSKA, menos ainda, afinal, quem esperaria um empate em 3a3 com o MU em Old Trafford? Ou mesmo uma vitória pra cima do Sevilla, em território espanhol, pra garantir a classificação a esta fase? Mesmo assim, vou com o pitaco conservador. Avança a Inter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário